sábado, 2 de março de 2013

História de Forquilhinha : Por Adolfo Back - XXIV


4.6.- Reforma da Capela.

 

Durante a permanência do Padre Paulo Linnartz, se fez uma reforma geral na igreja. As telhas de cimento não mais vedavam a água da chuva, assim que em tempos chuvosos o forro de estuque ficava molhado, chegando a cair, perigando a vida dos fiéis dentro da igreja. As telhas de cimento foram todas removidas e substituídas por telhas também planas, vindas de Tijucas.

O forro da arcada do estilo gótico foi todo arrancado. Até mesmo a grade de ripas paralelas e espaçadas para o reboco foi substituída por uma nova e foi-lhe aplicada massa de cimento e areia mais forte para não mais cair.

A nave da igreja foi aumentada em seu comprimento por mais um membro de sua estrutura inicial. A parede que fechava o arco que dava entrada para o presbitério, foi removida. Aliás, aqui queremos abrir parênteses para relatar um fato ocorrido mais ou menos em 1929. Durante uma tormenta em que a porta e janelas se achavam abertas, o vento penetrou com violência para dentro da igreja, forçando a parede que fechava este arco, e ela, por não ter amarração com a parede de arco, tombou, levando consigo o altar-mor, muito alto. Nos três nichos do altar achavam-se três estátuas, no centro a estátua do Sagrado Coração de Jesus e nos da direita e da esquerda as imagens de São José e de N. Senhora. O altar e as estátuas totalmente quebrados foi o resultado desse desastre. O altar foi restaurado por José Spegel, nada perdendo em sua formosura inicial, dada pelo artífice José Niedermeier do Armazém do Capivari. Portanto, a parede com o arco, foi demolido e reconstruído no fim da nave e em prosseguimento, edificou-se amplo presbitério e de cada lado deste ampla e espaçosa sacristia. Em ambos os lados, no fim da nave, junto à parede dos fundos foram postos dois altares laterais novos. As estátuas, restituídas por outras mais bonitas, se conservam até a presente data. Na colina que segue de imediato à da igreja, onde hoje se encontra o Colégio das Irmãs, se erigiu sobre um poste, um nicho em que foi colocada a estátua de Santa Teresinha do Menino Jesus. Aos domingos, quando o povo vinha assistir às orações e à leitura costumeira, havia também verdadeira romaria até esta estátua, pedindo a intercessão da santa para que fossem enviados padres à nossa comunidade; e seu pedestal era enfeitado com belas flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário